sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Resenha baseada no Mod. 5 Vol.1 - 2° parte, que nos fala acerca das contribuições da Psicologia na aprendizagem e os motivos da evasão e fracasso escolar, levando em consideração o Programa Bolsa Família.
Conteúdo específico: Psicologia da Educação I 

Através deste conteúdo pude perceber que ele reforça a ideia de investimentos sociais na área da educação. Retrata as dificuldades que muitos estudantes têm em estudarem (pág.118). A Psicologia da Educação (pág.120-126) é uma ciência que dá suporte ao ato educativo, e ela investiga as carências e necessidades dos alunos. Conforme o conteúdo há fatores extra-classe, que são motivos de problemas em sala de aula e na escola por parte de muitos alunos. E um dos fatores é a falta de uma alimentação ideal para o insucesso de muitos estudantes. E diante disto, pode-se ver que ao longo dos anos com investimentos sociais como Programa Bolsa Família – tema do meu TCC/Monografia - na escola, há possibilidades de uma gama destes problemas serem sanados. O Bolsa Família é um forte aliado no combate a miséria e principalmente da educação valorizando a família e seus filhos, em especial os estudantes do ensino infantil e fundamental. Conforme o tópico Psicologia da Educação no Mod. 5 Vol. 1 parte 2, página 132, a família passa a investir todas as suas energias na educação dos filhos com o apoio do Governo com suas políticas públicas e sociais. “A criança cresce em importância no seio familiar. Podemos dizer que o sentimento de infância está definitivamente constituído e que a infância, tal como a podemos entender, é, pois uma construção social”. Com os investimentos dos governantes através do clamor e necessidades da população mais carente é que as mudanças históricas e sociais levaram à construção da nossa atual representação de infância. Os benefícios socias são realidade devido às necessidades da população, e consequentemente com a promulgação de Leis, como o ECA – Estatuto da Criança e Adolescente – que garantes direitos e deveres. Dentre os direitos citamos a garantia de meios que favoreçam uma educação descente, e que os governantes devem cumprir com o seu dever. Dever de arcar com despesas de transporte escolar, merenda, cadeira para se sentar em sala de aula, e com um grande avanço, direito de receber um benefício social que deem as famílias, e principalmente às crianças e adolescentes sustentação para prosseguirem na educação básica.


Deilson Jardim
Pedagogia UAB/UFMG - 6° Período
Pólo: Teófilo Otoni/MG


6 comentários:

  1. Muito boas as informações que a sua resnha nos passou Deilson.

    Abraços!!!

    Tarcísia

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    1. Este comentário foi removido pelo autor.

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    2. Muito obrigado minha querida. Aguardo para poder ler a sua tbm.

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  2. Um país que não cuida das suas crianças é um país sem futuro. Seu tema é muito relevante e aborda grandes discussões.

    Parabéns pelo trabalho e dá um visitadinha no meu blog.

    Bjos Tailane Francisca

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  3. Deilson, olá!
    Muito bom ver sua postagem e ler sua resenha! Fico com vontade de ler sua pesquisa, quando estiver concluída, pois é um tema de meu interesse, já que há controvérsias com relação ao uso e distribuição da bolsa-família. Você já usa recurso tecnológico muito mais que eu! Abraço.

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