sexta-feira, 31 de maio de 2013

RESENHA DO ARTIGO: “Programa Bolsa Família: nova institucionalidade no campo da política social brasileira?


RESENHA DO ARTIGO: “Programa Bolsa Família: nova institucionalidade no campo da política social brasileira?

O artigo descrito acima foi escrito por Mônica de Castro Maia Senna e Luciene Burlandy (UFF). Neste artigo é retratada a questão de uma das condicionalidades (freqüência escolar) para recebimento do benefício social: Bolsa Família. Diante do tema que estou escrevendo sobre o Bolsa Família na escola, li este artigo que diz sobre o Programa como dimensão de alcance aos menos favorecidos, em especial às crianças que freqüentam regularmente as diversas instituições de ensino do Brasil.
            O artigo tem por princípio elucidar o desenho do Programa Bolsa Família (PBF), enfocando seus objetivos e estratégias operacionais. Retrata também que foi a partir de 2001 que o governo federal adotou o Programa Bolsa Escola, como era chamado naquele ano, e que mais tarde tomou uma grande dimensão que engloba todos os outros programas sociais de transferência direta de renda, transformando-se como Bolsa Família. Este artigo tem muito a ver com que estou escrevendo no TCC. O artigo trata como o governo tem buscado melhorar a educação escolar, transferindo renda aos pais de alunos, para que os mesmos mantenham seus filhos estudando, exigindo freqüência escolar de seus filhos, evitando assim a evasão e fracasso escolar. Uma das exigências do governo para que os pais e seus filhos estudantes tenham direito, é que eles tenham 85% de freqüência escolar na idade entre 6 e 15 anos. Não cumprindo esta meta, o beneficio é bloqueado e posteriormente cancelado.
            Segundo o mesmo artigo há muita coisa para melhorar como as melhorias nas vistorias e fiscalização, e mais que isso, que a população brasileira não fique dependente para o resto de suas vidas deste programa. Mas que o governo crie empregos, e melhore a educação de outras maneiras, criando nos estudantes o hábito pela leitura e escrita desenvolvendo a inteligência e capacidade mental, fazendo com que eles gostem de estudar independente de programas de transferência de renda.


Deilson Jardim Lima
Pedagogia UAB/UFMG – 1° Semestre 2013
Matrícula: 2011104631
Pólo: Teófilo Otoni/MG


5 comentários:

  1. Oi colega, gostei da sua resenha e principalmente do tema da sua monografia, é muito importante discutimos sobre politicas públicas.
    Boa sorte!

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  2. Deilson,

    Legal a sua resenha e o seu tema de pesquisa!

    Boa sorte!

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