quarta-feira, 9 de outubro de 2013

RESENHA DO LIVRO: A ECONOMIA POLÍTICA DO GOVERNO LULA
AUTORES: LUIZ FILGUEIRAS E REINALDO GONÇALVES
PUBLICAÇÃO: SÃO PAULO, CONTRAPONTO, 2007.

O livro A Economia Política do Governo Lula é uma crítica da contribuição da política econômica do Governo Federal da Gestão anterior. “As estatísticas de opinião pública parecem confirmar a fala do presidente e o acerto da sua estratégia de comunicação, já que o percentual de eleitores que aprovam o seu governo se mantém muito elevado”. O governo do presidente Lula parecia ser blindado, pois vozes de oposição da direita e da esquerda tentaram furar esta blindagem, mas foi em vão. O livro expressa muito bem isso, reforçando a ideia de que o que mais contribuiu para que o presidente naquela época mantivesse no poder por oito anos, foram as políticas públicas, tendo como carro chefe e puxador de votos, o Programa Bolsa Família.
            Segundo os autores do livro, o Bolsa Família apenas “maneja a pobreza, pois mantém em permanente estado de insegurança, indigência e dependência o seu público alvo, permitindo, assim, a sua manipulação política”. Os autores admitem que o Bolsa Família contribui para melhorar a distribuição pessoal de renda e reduzir a pobreza, mas numa proporção bem menor do que a propaganda alardeia. Recorrendo, mais uma vez, a dados de uma agência oficial – o IPEA – eles demonstram que o impacto dos benefícios previdenciários, assegurados universalmente pela constituição, é muito superior ao do Bolsa Família na redução da desigualdade e da pobreza.
            Os mesmos autores focalizam sobre o abandono por parte do governo Lula à defesa dos direitos universais que já figuraram como bandeiras históricas do seu partido e aperfeiçoou e ampliou as políticas focalizadas e assistencialistas compatíveis com o liberalismo que impera a sua política econômica.
            No sétimo capítulo, especificamente na página 184 do livro, os autores apresentam questões para explicar sobre o fato de uma “traição política jamais vista em toda a história do Brasil”, sendo que o PT, partido do então presidente, foi contrário, e combatente direto das mazelas dos governos anteriores, principalmente do PSDB, e que Lula em seu governo fez muitas coisas piores, e que não concordavam antes de ser presidente da república.
            Não se sabe até quando o governo do PT, agora com a presidenta Dilma Roussef, usará as políticas públicas, principalmente o Bolsa Família, como meio eleitoreiro para se manter no poder. Dá a impressão que o governo petista adora a situação de vulnerabilidade social do povo, pois assim fica fácil governar, não se importando com a situação da miséria, doando todo o mês “um dinheiro” para os pais de família manterem a alimentação de seus filhos e os manterem na escola.


Deilson Jardim Lima
Pedagogia UAB/UFMG – 2° Semestre 2013
Matrícula: 2011104631

Pólo: Teófilo Otoni/MGParte inferior do formulá